The Business Gazette Online
SEE OTHER BRANDS

Bringing you the latest news on business and economy

O Conselho de Curadores do Prêmio Al-Sumait concede o prêmio de 2024 a três pesquisadores africanos na área da saúde.

Três homens de terno e um em traje tradicional árabe estão de pé, ao lado de uma mulher na extrema direita. O homem no centro e as mulheres seguram uma pequena maleta com medalhas de ouro e uma pasta de couro.

Sua Alteza o falecido Emir do Kuwait com o Dr. Kevin Marsh na cerimônia do Prêmio Al Sumat de 2016

Imagem da metade superior de um homem de óculos, terno e gravata, olhando para a câmera.

Professor Fred Binka, vice-presidente da Universidade de Saúde e Ciências Afins, Gana, ganhador do Prêmio Al-Sumait de Saúde de 2024.

Imagem da metade superior de um homem de óculos, camisa e gravata, sorrindo para a câmera.

Professor Richard Idro, professor associado da Universidade Makerere e neurologista pediátrico consultor do Hospital Nacional de Referência Mulago, Uganda, ganhador do Prêmio Al-Sumait de Saúde de 2024.

Imagem de um homem sentado, de jaleco, olhando para a câmera com um microscópio atrás dele

Professor Halidou Tinto, Diretor Regional do Instituto de Pesquisa em Ciências da Saúde em Nanoro, Burkina Faso, laureado com o Prêmio Al-Sumait de 2024 em Saúde.

O prêmio foi dividido entre os três cientistas africanos por suas contribuições pioneiras à luta contra a malária na África

Os laureados do Prêmio deste ano desenvolveram pesquisas de alto nível em ambientes com recursos limitados, demonstrando extraordinária resiliência e comprometimento com a melhoria da saúde na África.”
— Escritório de Prêmios KFAS
KUWAIT CITY, KUWAIT, September 30, 2025 /EINPresswire.com/ -- O Conselho de Curadores do Prêmio Al-Sumait para o Desenvolvimento Africano anunciou os vencedores do Prêmio Al-Sumait de 2024 na área da Saúde, concedido conjuntamente a três cientistas africanos renomados por suas contribuições pioneiras à luta contra a malária na África.

Professor Fred Binka (Gana), Vice-Reitor da Universidade de Saúde e Ciências Aliadas, que conduziu estudos pioneiros sobre mosquiteiros tratados com inseticida. Seu trabalho levou à adoção dessa intervenção como um dos métodos de prevenção da malária mais eficazes em toda a África. Apesar dos desafios de trabalhar em um ambiente com poucos recursos, sua liderança e colaboração com instituições globais, incluindo o Wellcome Trust, garantiram um impacto sustentável no controle da malária.

Professor Richard Idro (Uganda), Professor Associado de Pediatria e Saúde Infantil na Universidade Makerere e Neurologista Pediátrico Consultor no Hospital Nacional de Referência Mulago, demonstrou a eficácia da quimioprevenção (profilaxia pré-exposição) para pacientes após a alta hospitalar após o tratamento da malária. Apesar de trabalhar em um ambiente com recursos limitados, ele conduziu uma pesquisa impactante que avançou significativamente o atendimento aos pacientes e os resultados no manejo da malária.

Professor Halidou Tinto (Burkina Faso), Diretor de Pesquisa em Parasitologia e Diretor Regional do Instituto de Pesquisa em Ciências da Saúde em Nanoro, Burkina Faso. Ele liderou ensaios clínicos em larga escala que comprovaram a eficácia de duas vacinas emblemáticas contra a malária, a RTSS (GSK) e a R21 (Universidade de Oxford). Sua liderança impulsionou a capacidade da África em pesquisa e implementação de vacinas, apesar das severas limitações na infraestrutura de pesquisa.

"Os vencedores do Prêmio Al-Sumait para o Desenvolvimento Africano promoveram pesquisas de nível internacional em ambientes com recursos limitados, demonstrando extraordinária resiliência e comprometimento. O Fundação Kuwait para o Avanço das Ciências (KFAS) tem orgulho de celebrar sua liderança na transformação da luta contra a malária e na melhoria dos resultados de saúde na África."

O Prêmio, criado em homenagem à iniciativa do falecido Emir Sheikh Sabah Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah durante a Cúpula Árabe-Africana de 2013, celebra o legado do Dr. Abdulrahman Al-Sumait, um médico kuwaitiano cuja vida foi dedicada ao trabalho humanitário e de desenvolvimento na África. Ele reconhece a excelência em Saúde, Segurança Alimentar e Educação, com foco em projetos e pesquisas que proporcionam mudanças duradouras para comunidades africanas.

O Conselho de Curadores do Prêmio Al-Sumait para o Desenvolvimento Africano é presidido por Sua Excelência Abdullah Ali Al-Yahya, Ministro das Relações Exteriores do Kuwait. Outros membros do Conselho incluem o Sr. Abdulatif Alhamad, ex-Diretor-Geral e Presidente do Conselho do Fundo Árabe para o Desenvolvimento Econômico e Social, e o Sr. Bill Gates, Presidente da Fundação Gates.

O Conselho também é composto pelo Dr. Kwaku Aning, Presidente do Conselho Administrativo da Comissão de Energia Atômica de Gana, pela Professora Stefania Giannini, Diretora-Geral Adjunta de Educação da UNESCO, e pelo Dr. Jaouad Mahjour, Diretor-Geral Adjunto da Organização Mundial da Saúde, responsável pelo Programa de Gestão e Resposta a Emergências.

Outros membros ilustres incluem o Dr. Ismahane Elouafi, Diretor Executivo do CGIAR, o Sr. Abdoulie Janneh, Diretor Executivo da Fundação Mo Ibrahim, e a Dra. Ameenah Rajab Farhan, Diretora-Geral da Fundação Kuwait para o Avanço das Ciências.
e Resposta a Emergências.

Prize info
Kuwait Foundation for Advancement of Sciences
+965 2227 0465
email us here
Visit us on social media:
LinkedIn
Instagram
Facebook
X

Legal Disclaimer:

EIN Presswire provides this news content "as is" without warranty of any kind. We do not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, images, videos, licenses, completeness, legality, or reliability of the information contained in this article. If you have any complaints or copyright issues related to this article, kindly contact the author above.

Share us

on your social networks:
AGPs

Get the latest news on this topic.

SIGN UP FOR FREE TODAY

No Thanks

By signing to this email alert, you
agree to our Terms & Conditions